quinta-feira, 21 de maio de 2009

sentido dos animais

Audição dos Morcegos

- Os morcegos possuem uma audição espantosa, usada especializadamente para voar no escuro e pegar insetos por meio de ecolocação ou sonar. Podem também concentrar o som num feixe direcional. Esses recursos produzem um sonar tão sofisticado que pode gerar uma “imagem acústica”.- Imagine o sistema sonar dos morcegos sendo usado para criação dos mais sofisticados e modernos submarinos. Todas as operações que permitem ao morcego identificar a distância, a velocidade e até mesmo a espécie de inseto visada, agregadas a um sistema de um submarino poderiam melhorar consideravelmente o sistema de explorações marítimas.
- Tendo como referência esse sentido aguçado dos morcegos de ecolocação foi criado por meio de mídias avançadas um instrumento que permitirá uma melhor qualidade estéreo do som, permitindo ao interator se localizar melhor no ambiente virtual proposto.

Audição das Corujas
- Nenhum animal terrestre tem ouvidos mais aguçados que as corujas. São capazes de caçar na escuridão, pois o formato do disco de penas ao redor dos olhos direciona o som de suas presas até os ouvidos. Quando percebe o perigo é capaz de girar a cabeça a 180º e esticar o pescoço para cima.
- Os ouvidos aguçados das corujas, capazes de fazer quem os possuí, localizar-se na completa escuridão, seria excelente para guardas-florestais encontrarem pessoas perdidas nas florestas, ou para resgates noturnos de qualquer tipo.
- Usando esse sentido foi incluso por meio de mídias avançadas nos jogos um sistema que ao conectado via Bluetooth a um aparelho colocado dentro dos ouvidos, faz com que o jogador tenha um melhor senso de localização.

Terceiro Membro dos Insetos

- A classe Insecta possui 8 tipos diferentes de pernas, que podem servir para diversas coisas. Pernas do tipo ambulatórias, as do tipo Escansoriais, existe também as Prensoras, as do tipo Saltarórias, e também as Fossoriais, natatórias, Coletoras e Raptatórias.
- Imagine se o homem possuísse todos esses tipos de membros, seria muito mais fácil efetuar tarefas do dia-a-dia com muito mais eficiência e rapidez. Esse tipo de adição ao corpo poderia também ajudar o ser humano a se locomover a pé e diminuir a emissão de dióxido de carbono, que atualmente é um dos grandes problemas da sociedade moderna em função de sua concentração na atmosfera, melhorando assim a questão do aquecimento global, sem contar na melhora de vida que traria a deficientes físicos.
- Tendo como base estudos de tais membros da classe Insecta, por meio de mídias avançadas, foi criado um par de braços extras que ao anexados ao corpo, ajudam na interação com a hipermídia melhorando a utilização de mouse, teclado, e outros controladores ao mesmo tempo.

Visão das aves de rapina

- O tecido formador de imagens, que reveste o interior dos olhos das aves possui muito mais células visuais do que em qualquer outra criatura. A maioria das aves tem três vezes mais células visuais do que os humanos. Os gaviões, os abutres e as águias têm um milhão, ou mais, por milímetro quadrado. Além disso, algumas aves têm a vantagem extra de duas fóveas — áreas de máxima resolução ótica — em cada olho, dando-lhes uma percepção superior de distância e velocidade. As aves também dispõem de lentes excepcionalmente flexíveis que permitem uma focagem rápida.
- Esse equipamento que tem como referencia as aves de rapina fornece uma visão ampla do ambiente, permitindo assim a melhor compreensão deste pelo usuário, ajudando a interagir melhor com o meio, e evitando acidentes do cotidiano.
- Com uma visão melhor será possível, dentro de uma mesma resolução, publicar mais conteúdo. Partindo do princípio que, com uma visão melhor poderíamos enxergar coisas menores com mais facilidade, deixando mais espaço livre para mais informações.

Audição dos Cães

- Os cães possuem audição de alta freqüência. Um cão consegue escutar 4 vezes mais longe que uma pessoa. Os cães também detectam sons de freqüências menores e maiores do que as que a dos humanos. Assim, o intervalo da freqüência do som que eles captam é bem maior que a do homem. A freqüência detectada pelo homem vai de 16 Hertz a 20.000, já a do cão, vai de 10 Hertz a 40.000.
- Para o uso no dia-a-dia esse dispositivo pode ser adaptado para mp3/mp4 players, rádios, fones “handsfree” para celular, dentre outros tocadores de som.
- Foi criado um equipamento a partir do princípio da melhor audição canina, um fone, que ao colocado nos ouvidos permite o humano uma audição de alta freqüência, bem superior à qual possui sem o aparelho.

Audição dos Elefantes

-Elefantes podem ouvir até mesmo na freqüência infra-sônica (inaudível para a audição humana que é de até 16 hertz). Visto que as freqüências baixas trafegam mais longe, os elefantes podem se comunicar a distâncias de uns quatro quilômetros.
-Alguns pesquisadores dizem que nós poderíamos usar tais animais para nos dar sinais antecipados a respeito de terremotos e graves distúrbios climáticos — ambos os quais emitem sons infra-sônicos.
- A partir desse sentido de audição infra-sônica, foi criado um aparelho auditivo, que ao conectado via infra-vermelho à um computador, faz com que possamos ouvir de longe com qualidade fora do normal, assim podendo deixar a música no computador ligada, ouvindo alto, deitado em sua cama, sem que ninguém mais ouça.

O olfato dos cães

- O faro é o sentido mais desenvolvido dos cães. Um cão consegue sentir cheiros que nós nem ao menos conseguimos identificar. Com 30 vezes mais tecidos sensoriais olfativos do que o ser humano eles podem identificar e seguir rastros de cheiro de pessoas que já passaram há vários dias. Os cães têm 200 milhões de células receptoras de odores, contra apenas 5 milhões dos humanos.
- Essa capacidade excelente no olfato dos cães, se nos humanos permitiria que os mesmos fossem abordados em tarefas olfativas e encontrassem inúmeras coisas, como drogas, vazamento de gás, minas terrestres e pessoas soterradas.
- Um dispositivo em forma de inalador foi criado, e quando conectado por um cabo USB, ao computador, faz com que pessoas possam sentir cheiro em sites de perfumes, jogos entre outros fazendo com que a pessoa interaja mais com a navegação.

Tato dos Gatos

- Os bigodes auxiliam na navegação e tato. Podem detectar pequenas variações nas correntes de ar, possibilitando ao gato descobrir obstruções sem vê-las, facilitando o deslocamento na penumbra. As fileiras mais elevadas dos bigodes movem-se independentemente das inferiores para medições ainda mais precisas.
- Com os bigodes dos gatos pessoas cegas poderiam detectar as variações do ambiente, podendo se locomover facilmente para qualquer lugar.
- Por meio disso, foi criado sensores faciais, que quando conectados por USB, no computador, faz com que humanos possam detectar variações nas correntes de ar e o movimento ao seu redor quando conectados a sites de Tempo, em jogos de ação entre outros.

Temperatura Corporal do Urso Polar

-O urso polar possui uma rica cobertura de gordura em sua pele, além de espessa pelagem. Todo o seu corpo é adaptado para melhor desempenho na água e para o frio. As solas das patas têm papilas e vacúolos que auxiliam a caminhada sobre o gelo, e os pêlos na mesmas são duros e proporcionam excelente isolamento térmico e tração sobre a neve. O isolamento térmico proporcionado pela pelagem geral é tão eficiente que torna o animal praticamente invisível a detectores infravermelhos. Outra característica de sua pelagem é não refletir a luz ultravioleta.
- Se humanos possuíssem essa cobertura rica de gordura na pele, e uma espessa pelagem, seria possível habitar áreas muito geladas sem ter que usar roupagem especial.
- Por meios da mídia, foi criado um equipamento que ao conectado a um PC pode se ajustar a temperatura que o usuário escolher ou a temperatura que o site, ou jogo que ele estiver acessando programou.


A visão das Libélulas

-A Libélula tem uma visão muito desenvolvida, possuindo um campo de visão de 360°. Cada um desses olhos é composto por mais de mil minúsculos olhinhos, todos com seu próprio cristalino e retina, que são estimulados um a um por qualquer movimentação ocorrida dentro do seu campo visual. Elas podem ver objetos imóveis a quase 1,8 m de distância, e objetos em movimento a uma distância duas ou três vezes maior.
-Com essa visão poderíamos ver 360º, muitos acidentes do cotidiano seriam evitados, como colisões de carro entre outros, facilitaria também diversos trabalhos como os de policiais e guardas de transito.
- Foi criado um conjunto de óculos, exatamente como os olhos das libélulas, para serem usados em alguns tipos de games específicos, como jogos policiais.

Visão dos Camaleões

- Os camaleões movem os seus órgãos de visão em direções diferentes, o que lhe permite enxergar adiante e atrás, em cima e em baixo, tudo isso ao mesmo tempo. Assim, ele pode usar o seu olho do lado direito para procurar insetos com que se alimentar, enquanto o do lado esquerdo permanece atento e vigilante, observando cuidadosamente a possível aproximação de inimigos.
- Se os humanos possuíssem tal característica, poderiam fazer mais coisas ao mesmo tempo, como ver televisão e ao mesmo tempo ler um livro. O que poderia juntar o necessário, ao divertido.
-Diante dessa característica foram criados óculos com os mesmos dispositivos oculares que os camaleões, para serem usados em vários tipos de games diferentes e dando a opção da pessoa visualizar e navegar em duas páginas de internet diferentes ao mesmo tempo.


Olfato das cobras

- Quando esticam sua língua bifurcada para fora da cavidade bucal, elas colhem os aromas que flutuam nas redondezas, e em seguida, colocando as duas pontas existentes na extremidade desse órgão em um par de orifícios localizados no céu da boca, os ofídios provam o ar valendo-se dos pêlos finos que guarnecem essas cavidades, captando através deles as mensagens químicas que imediatamente são encaminhadas ao cérebro.
- Se possuíssemos tal capacidade de sentir o cheiro das coisas pela língua, quando doentes, ainda assim sentiríamos o gosto das comidas.
- Por meio desse sistema, foi criado um microchip que ao colocado dentro da boca, e conectado via wireless a um computador, pode-se sentir o aroma de perfumes, em sites do mesmo.

Paladar dos Gatos

-Uma curiosidade sobre o paladar dos gatos é que eles não são capazes de saborear o doce, por falta de receptores desse tipo. Alguns cientistas acreditam que isso se deve à dieta dos gatos incluir quase que exclusivamente alimentos ricos em proteínas, embora seja incerto se essa é a causa ou o resultado dessa falta de células adaptadas.
- Tendo como referencia o paladar do gato, foi criado um dispositivo que altera o paladar humano, podendo-o fazer não sentir o doce, o salgado e outros saberes. Com essa tecnologia seria possível fazer com que comidas nutritivas tivessem um gosto agradável e comidas que fazem mau a saúde tivessem um gosto ruim, podendo diminuir até meso a taxa de obesidade na sociedade.
- Esse equipamento traria mais realidade a sites de restaurantes e games fazendo com que a pessoa pudesse sentir o gosto das coisas as quais deseja.

Paladar da borboleta
- Muitos insetos possuem as células sensitivas do paladar localizadas em torno da boca, enquanto as borboletas, trazem nos pés os sensores que lhes dão condições de saber onde estão pisando, como se fosse um paladar sublocado nos patas.
- Se as pessoas tivessem tais sensores nas mãos poderiam facilmente sentir se iriam ou não gostar de algum alimento, apenas ao segura-lo, assim muita comida não iria ser desperdiçada.
- A partir desse sentido, foi criado uma luva, que ao vestida por humano, e conectada a um computador, pode sentir o gosto de comidas, simplesmente ao passar a mão que está com a luva, por cima do alimento na tela do computador.



http://www.infoescola.com/aves/coruja/
http://www.watchtower.org/t/20030308/article_02.htm
http://www.lhasa.com.br/curiosidades/sentidos.htm
http://pesquisa-total.com/animais/libelula.htm
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=430328
http://www.klickeducacao.com.br/2006/dicbichos/dicbichosdisplay/0,6590,POR-131-L,00.html
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=391957http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=391946

Nenhum comentário:

Postar um comentário