domingo, 29 de março de 2009

Próximas Atualizações e Conceitos

Em relação ao blog, atualizei e organizei o que foi possível até o momento. O layout seria personalizado, mas como estou desprovido de tempo e ferramentas não foi possivel fazer tais atualizações até o momento.

Quanto ao pdp, provavelmente amanhã haverá um rascunho sobre a parte física (Montagem, material, organização) aqui no blog.

Segue abaixo minha parte da pesquisa.

2 CONCEITO DE ARTE
Do latim ARS, significa habilidade. Pode ser definido como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores. Porém, o conceito de arte é muito subjetivo variando conforme a época, lugar e até mesmo individuo.

Segundo a definição do novo dicionário Aurélio, arte é “a atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito, de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação. A capacidade criadora do artista de expressar ou transmitir tais sensações ou sentimentos”.

Segundo E. H. Gombrich (2000), historiador de arte, “nada existe realmente o que se possa dar o nome de Arte”. Qualquer coisa pode ser chamada de arte desde que alguém a considere assim, não precisa ter sido feito por um artista plástico, ou um designer.

No caso de Stelarc a arte pode ser conceituada como a forma para difundir suas idéias e conceitos da necessidade do aumento das capacidades corpóreas do ser humano para se adaptar melhor à vida do século XXI.





3 CONCEITO DE DESIGN
Qualquer processo técnico e criativo, que se relaciona á configuração, elaboração, concepção e especificação de um artefato denominam-se Design.
“Segundo o “Oxford Dictionary” foi no ano de 1588 que, pela primeira vez, o termo “Design” foi mencionado e descrito como:
- Um plano desenvolvido pelo homem ou um esquema que possa ser realizado.
- O primeiro projeto gráfico de uma obra de arte.
- Um objeto das artes aplicadas ou que seja útil para a construção de outras obras”.
(BÜRDEK, 2005, pg15).

Design refere-se ao projeto visual e funcional de um produto. É adaptar um produto às necessidades dos seus usuários, cativar o seu uso através da estética, aplicar conceitos e usabilidade à sua forma.
Alguns associam o design à produção de imagens ou manipulação de um software específico. No entanto, os softwares são apenas ferramentas e não garantem a qualidade do projeto. A definição do que é design vai muito além, afinal, design é uma área projetual que tem a responsabilidade de gerar desempenho, qualidade, durabilidade e aparência a um produto, tendo assim um projeto individual para cara trabalho. Exige planejamento, pesquisa, criatividade e técnica.
É inevitável ressaltar o Design de Hipermídia, que de uns tempos para cá têm se tornado um dos principais meios de comunicação e expressão, consistindo basicamente em possibilitar a leitura de alguma informação sem necessariamente ter como ordem, começo, meio e fim, e sim ser adaptada de acordo necessidade do usuário. Um documento hipermídia contém imagens, sons, textos e vídeos.
“o Hipertexto é um conjunto de nós de significações interligados por conexões entre palavras, páginas, fotografias, imagens, gráficos, seqüências sonoras etc. Dessa forma, as narrativas digitais superam as limitações da tradição da oralidade da escrita, pois não buscam sentido em isolar ou fragmentar o sentido do texto ou do discurso, mas, ao contrário, em ampliar a rede de significações”.(NOJOSA, 2007,pg 74)
A função do design, além da estética, é tornar um produto funcional. Sendo assim, os trabalhos de Stelarc não poderiam ser anexados ao campo do design por não serem funcionais e apenas exprimirem por meio de obras de arte as idéias por trás de algo que se trabalho pode vir a se tornar funcional, somente assim passando a ser tratado como design.




4 CONCEITO DE TECNOLOGIA
Do grego “teckne”, que significa arte ou técnica; junto com a terminação “logos”, que se entende por ciência, tecnologia é vista como conhecimento, interpretação, aplicação e estudo da técnica. É o “estado da arte” da técnica, não estando assim restrito ao cenário capitalista. Também pode ser definida como o conhecimento técnico acumulado, a capacidade ou a arte necessária para produzir, de maneira geral, empregando técnicas e ferramentas, novas e antigas com a mesma finalidade, porém com melhores resultados, ou outros usos variados contanto que sejam capazes de criar, transformar e modificar.

As obras de Stelarc usam essa tecnologia como matéria prima para a arte, onde sua “tela” é seu próprio corpo e suas “tintas” são partes mecânicas e equipamentos eletrônicos.

Escrito por André Jorge, Guilherme Oliveira e Maria Júlia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário