segunda-feira, 23 de março de 2009

CONSIDERAÇÕES FINAIS

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Com a pesquisa iconográfica e a teórica, pesquisando o conceito de arte, design e tecnologia vê-se que esses possuem diversos significados dependendo da época, e classificar algo como design ou arte é algo muito mais pessoal do que técnico, dependendo do observador e do artista como foi dito por E. H. Gombrich.
O artista Stelarc usa a tecnologia, capacidade ou arte de construir usando técnicas novas e antigas, como meio de expressar o seu pensamento de "corpo obsoleto" e ao mesmo tempo chocar aos outros.
A pesar das obras de Stelarc falarem do melhoramento do corpo humano essas não podem ser classificadas como design pois segundo Bürdek (2005, pág 15) design é "Um objeto das artes aplicadas ou que seja útil para a construção de outras obras" resumindo design seria algo que possui alguma útilidade, diferente da arte que é um meio de expressão do artista.
Ao nos focarmos na obra “HEXAPOD” de Stelarc percebemos que, como foi dito por Marcelo Franz, não só ele mas muitos outros artistas e designers pegavam como referência a natureza para efetuarem e potencializarem suas obras, isso por que o ser humano sempre teve um respeito muito grande pela força dessa. Esse respeito vem de séculos atrás onde diversas culturas misturavam o ser humano com animais para mostrar poder ou divindades.
É possível concluir que para ajudar a expressar sua teoria de corpo obsoleto o artista stelarc usou a natureza como referência para potencializar o corpo humano, a tecnologia como um meio e que suas obras possivelmente poderiam ser confundidas com design por apresentarem muitas características técnicas e poderem vir a causar algum beneficio a humanidade se pesquisadas a fundo.





Escrito por Maria Júlia

Nenhum comentário:

Postar um comentário